19 de jan. de 2011

Mensagens subliminares

     Depois de ter lido o meu post sobre Teoria da Conspiração, Melissa - se vocês não se recordam é aquela minha prima que de vez em quando posta junto comigo aqui no blog - me chamou no msn e disse que teve uma ideia, escrever um post sobre mensagens subliminares, como nós captamos as mensagens e assimilamos elas, digamos assim, e também alguns exemplos. Então, já que hoje vim na casa dela, aproveitamos para escrever mais uma vez juntas.

     Mensagens subliminares são informações, podendo ser passadas por imagens, vídeos, palavras, entre outros modos, que não são imediatamente visualizadas mesmo por nós, mas que são atomaticamente captadas pelo nosso subconsciente.
     Toda imagem segue um trajeto. Primeiro, atravessa o globo ocular e é registrada na retina, um tecido com células sensíveis à luz. Em seguida, em forma de sinais nervosos, ela atravessa o cérebro passando pelo nervo óptico. O nervo vai da retina até uma parte do cérebro chamada córtex visual. Essa região faz mais ou menos o inverso da retina: ela transforma os impulsos nervosos em imagens, que são visualizadas e decifradas pelo cérebro.
     Do córtex visual a imagem pode percorrer vários caminhos. Pode ir, por exemplo, para o lobo parietal, onde são processadas informações espaciais sobre ela, como a distância que separa a pessoa da imagem, por exemplo. Outra possível parada é o lobo temporal, onde fica o hipocampo, uma estrutura relacionada à memória, lá a imagem vista é relacionada com alguma experiência na vida e armazenada para lembranças futuras.
     Baseadas em pesquisas recentes - com cobaias submetidas à ressonância magnética -, os cientistas acreditam que mensagens subliminares se formam no córtex visual, mas se "diluem" no cérebro, não ativando outras áreas, como os lobos parietal e temporal. Mas já foram feitos experimentos em que deram certo, como o mais famoso, feito por Jim Vicary em que foram colocadas mensagens subliminares em um filme que fizeram com que os espectadores comprassem mais pipoca e coca-cola.

EXEMPLOS

     Há várias mensagens subliminares em filmes, elas são mostradas, geralmente, em uma fração de segundo, só podendo ser vistas se a imagem for congelada. Em Bernado e Bianca aparece uma mulheres nua na janela de um apartamento bem no começo do filme:

     Outro é no filme do Hercules, quando Hades pergunta "como se faz para matar um Deus" aparece Jesus sendo crucificado por suas próprias mãos:

     Em alguns filmes aparecem cenas que parecem ser normais do filme, mas que podem ser encaradas como cenas um tanto explícitas, principalmente para filmes de crianças como esses:


     Alguns exemplo de mensagens subliminares envolvendo palavras, nesse as mensagens estão destacadas, mas senão estivessem seriam subliminares:


     Mais alguns exemplos:


     Além desses exemplos, há também alguns no post que escrevi sobre o Paul McCartney estar morto, se quiser dar uma olhada para entender melhor, é só ver o link.

2 comentários:

Anônimo disse...

legal muito mais coloca mais imagens

Nathalia Linck ♪ disse...

mensagens subliminhares e o nome disso tudo !

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog