25 de jan. de 2011

Xavi e Robinho

     Hoje é aniversário de dois jogadores de futebol que admiro muito, o Xavi e o Robinho, estão fazendo 31 e 27 anos, respectivamente, os dois são ótimos em suas posições, Xavi no meio de campo e Robinho no ataque, mas as vezes fazem umas pontas também no meio campo, como fez na Copa do Mundo 2010 pelo Brasil quando Kaká foi expulso, como os dois são merecedores de homenagem aqui no blog, vou falar um pouquinho de cada um.
 

     Vamos começar pelo mais velho, Xavier Hernandez i Creus, mais conhecido simplesmente como Xavi, nasceu em 1980 na cidade de Terrassa, na Espanha.
     Em 1985, aos 5 anos de idade, Xavi começou a jogar numa escolinha de futebol, e mesmo nessa idade sendo comum que as crianças não tenham noção de posicionamento, portanto correm todos para aonde a bola está, ele ficava parado no meio de campo. Certo dia seu pai lhe perguntou: "Filho, porque você está aí parado e não vai ao ataque como os outros meninos?", então ele mesmo pequeno respondeu: "Porque se eu não estiver aqui, a bola não chegará até lá".
     Desde os 11 anos, quando ingressou nas categorias de base do Barça, Xavi só não jogou para esse time quando estava representando seu país, pelo qual estreou em novembro de 2000, depois de acumular uma vasta experiência nas categorias de base. Xavi foi capitão do grupo campeão da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Nigéria 1999 e da seleção que levou a medalha de prata no Torneio Olímpico de Sydney, em 2000, marcando presença em todos os grandes torneios de que a Fúria participou. Meia de grande visão de jogo, reflexo, velocidade e passes extremamente precisos, estreou pela equipe principal do Barcelona em 1998.
     Em 2008, foi considerado o melhor jogador da Euro pela sua seleção, que conquistou também o título da competição. Desde o torneio, é o "cérebro" da equipe do Barcelona, maior responsável da ligação defesa-ataque, e é considerado um dos melhores jogadores do mundo.
     Ano passado ficou entre os três finalistas à Bola de Ouro FIFA, mas perdeu o título de melhor jogador do ano para seu companheiro de time, Lionel Messi.

     Robson de Souza, mais conhecido como Robinho, nasceu em 1984 na cidade de São Vicente, aqui no Brasil.
     Com todo sua habilidade, com a posição que assume, o time que jogou durante anos e ainda mesmo com sua aparência, Robinho ganha muitas vezes o apelido de "Novo Pelé", e mesmo não tendo - pelo menos até agora - feito tanto sucesso quanto esse famoso futebolista, é muito admirado e, principalmente, merece todo essa admiração.
     Robinho foi descoberto quando em uma de suas brincadeiras, ele despertou a atenção de um olheiro de um clube de futsal da Baixada Santista, o Beira-Mar. Convite aceito, o jovem Robinho começou a jogar futebol, onde desenvolveu ainda mais seu controle com a bola. Alguns anos depois, Robinho saiu do Beira-Mar, em São Vicente, e foi para outro clube, já em Santos, o Portuários, onde continuou se destacando por sua extrema habilidade. Pouco tempo depois, viu surgir uma oportunidade no futsal do Santos.
     Depois de um ano no futsal do Santos, em 1996 Robinho fez um teste na equipe infantil de futebol do campo. Foi aprovado. Robinho trocou a quadra pelos gramados da Vila Belmiro. Era o início de uma carreira vitoriosa no futebol brasileiro.
     À vontade no ataque, Robinho estreou na seleção brasileira em 2003. Ele esteve entre os titulares que conquistaram a Copa das Confederações dois anos depois. Na Copa de 2006, porém, ficou no banco a maior parte do tempo. Com a saída de Carlos Alberto Parreira e a chegada de Dunga, Robinho virou titular absoluto. 
     No dia 28 de janeiro de 2010, foi acertado o empréstimo de Robinho ao Santos, o jogador estava insatisfeito no Manchester City, onde não tinha vaga garantida no time titular e era constantemente substituído nas partidas. Ele teve propostas do São Paulo e do Benfica, mas preferiu retornar ao Santos, visando uma vaga na Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo de 2010, lá ficou muito famoso pelo trio que formava com Neymar e Ganso, como os melhores jogadores do time na opinião de muitos.

     Então mais uma vez gostaria de desejar feliz aniversário a esses excelentes jogadores de futebol, e que vivam muitos anos ainda para aproveitar as carreiras promissoras que têm pela frente.

2 comentários:

Marcelly Rosa disse...

Amei amo o robinho

BJocas...!

hppt://marcellyrosa.blogspot.com

Cantinho da Kami disse...

Olá Rafaela,
amei seu post sobre o Robinho ...
axo ele de mais...

comecei a postar no meu novo blog ontem,
já estou te seguindo!!
Faz uma visitinha la no meu e me segue tambem..espero que goste...
bjinhus...

kcadadiaumnovodia.blogspot.com

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog