31 de jan. de 2011

Novas Sete Maravilhas do Mundo

     Antes da Melissa viajar, estávamos conversando e falamos sobre o Taj Mahal e a história de amor por trás dele, foi quando tive a ideia de fazer uma semana inteira aqui no blog para falar somente das novas sete maravilhas do mundo, mas acabei escrevendo sobre outras coisas e só agora vou começar a falar das sete maravilhas, então essa semana vai ser o seguinte: vou começar falando hoje sobre o que são as sete maravilhas e como foram eleitas, depois durante sete dias (terça até a próxima segunda) vou falar de uma das maravilhas cada dia.

     As chamadas "Novas Sete Maravilhas do Mundo" é uma revisão feita de forma informal da lista original das sete maravilhas. A seleção foi feita mundialmente por votos pela internet gratuitos e ligações telefônicas. Ao final do ano de 2005, a lista de monumentos inscritos contava com duzentos integrantes e foi reduzida aos setenta e sete mais votados pelo público.
     Os vinte e um monumentos finalistas (na imagem em baixo) foram escolhidos por um grupo de arquitetos liderados pelo ex-diretor geral da Unesco Federico Mayor, com base nos critérios de beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e significado arquitetônico.


     Porém, as Pirâmides do Egipto foram retiradas da lista de finalistas para receber o título de "Maravilha Honorária", restando apenas vinte finalistas que foram novamente submetidos a votação livre.
     Então dos duzentos monumentos inicais, ficaram apenas o Acrópole de Atenas, Alhambra, Angkor Wat, Chichén Itzá, Cristo Redentor, Coliseu, Estátua da Liberdade, Hagia Sofia, Kiyomizy-dera, Machu Piccho, Moais da Ilha de Páscoa, Muralha da China, Neuschwanstein Castle, Ruínas de Petra, Sydney Opera House, Taj Mahal, Tombuctu, Torre Eiffel, e Kremlin, Praça Vermelha e Catedral de São Basílio (os três últimos concorrendo juntos).


     Os sete monumentos vencedores foram apresentados publicamente em uma cerimônia realizada no dia 7 de Julho de 2007 no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal. A votação foi uma das maiores da história contabilizando mais de cem milhões de votos.
     Colocando na ordem, os sete vencedores (todos na imagem acima) foram: Muralha da China, Ruínas de Petra, Cristo Redentor, Machu Piccho, Chichén Itzá, Coliseu e Taj Mahal. Nessa ordem que vamos falar durante a semana, do primeiro mais votado ao sétimo. Espero que gostem.

2 comentários:

Bruno Teixeira disse...

Oi Rafa!!!
Obrigado pela visita e comentário no meu blog.
Passei pra visitar e ser seu mais novo seguidor...

Abrçs.
Bruno JP Teixeira - O Portuga
http://brunojpteixeira.blogspot.com/

Bruno Teixeira disse...

Olá novamente Rafa, fiz um post divulgando seu blog.

http://brunojpteixeira.blogspot.com/2011/02/fala-portuga-01022011.html

Postar um comentário

- Para evitar que seu comentário venha a ser excluído, leia a política de comentários do blog.
- Antes de fazer uma pergunta dê uma olhada na página de FAQ para ver se sua pergunta já não foi respondida lá.

Obrigada por comentar. Saber que minhas postagens são valorizadas por outras pessoas é o que me faz continuar com o blog